Não sei porquê, mas a cozinha portuguesa nunca foi considerada uma das grandes cozinhas mundiais..a par da francesa, italiana, mexicana ou até britânica...mas que é boa é...e não acredito que haja algum chefe de renome que desgoste de um bom cozido...de um bacalhau à Brás...ou de uma carne de porco à alentejana! Bem servidos!! O Gordon Ramsay disse numa entrevista que isto está a mudar...e que a cozinha portuguesa está a entrar no mundo da gastronomia...e ainda bem! Já não era sem tempo!
Eu cá anseio as férias para comer tudo a que tenho direito! Feijoada, favas com chouriço, cabrito assado no forno, frango de churrasco, arroz de pato! Sabem o cão de Pavlov? Pois..é como eu estou agora...a salivar!! E como estou "pranhuças" sei bem que vou ter direito a estes miminhos todos por parte da mãe e da sogrinha :)
A nossa cozinha é maravilhosa e especial...porque toda a gente tem "a sua receita" de um prato tradicional. E esta é a minha.
Carne de Porco à Alentejana:
- 500g de Rojões- Meio Chouriço cortado em cubos
- Batatas com pele cortadas em cubos
- Conchas q.b
- 2 Cebolas
- Tomilho, Colorau e Salsa
- Massa de Pimentão
- 1 Copo de Vinho Branco
- Água, Sal e Azeite q.b
- Azeitonas para decorar
- 1 Lata de Picles
- Temperar as batatas com tomilho seco e colorau. Fritar e reservar. (Caso utilize a actifry, coloque-as na cuba, junte uma colher de óleo e programe 45 min).
- Numa panela larga, junte a cebola picada e um pouco de azeite. Deixe refogar.
- Adicione a carne e o chouriço, 2 ramos de tomilho e deixe apurar sabores.
- Juntar o vinho branco e deixar que o álcool evapore. Quando isto acontecer, coloque 1 colher de chá de massa de pimentão e duas colheres de sopa de colorau. Adicionar água q.b e deixar cozinhar a carne até estar tenra. Prove e veja se necessita de sal.
- Numa panela à parte, ferva as conchas para abrirem e soltarem as areias. Junte-as à carne.
- Quando a carne estiver tenra, envolva com as batatas e com os picles picados e polvilhe com salsa.
- Decore com azeitonas e já está!
Bom apetite! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário