sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Consoada de Natal

Já não estou habituada a tanta gente...são os pais...as irmãs...os cunhados...as filhas...a gata... Passo o tempo todo com as minhas pessoas...3! E agora...pumbas! Uma overdose de pessoas...e o que é que se faz quando temos a casa cheia?? Comida com fartura! A sogrinha trouxe o bolo rei...o tronco...o bolinho de bolacha e o queijo da Serra (aquele amanteigado...delicioso...que eu não posso comer? Pois...esse mesmo).


Eu tratei de uns aperitivos que junta ovo, à mostarda Dijon e ao iogurte grego. Não sei o nome disto...portanto vamos chamar-lhes "Ovos cremosos"...Se alguém souber o nome da receita original que diga!

"Ovos Cremosos":

- Ovos Cozidos
- Iogurte grego q.b
- 2 Colheres de sopa de Mostarda Dijon
- Paprika e cebolinho

  1. Abra o ovo a meio e retire as gemas para um liquidificador.
  2. Junta às gemas a mostarda Dijon e umas colheres de iogurte e misture até obter um creme homogéneo. Prove e rectifique os sabores com mais mostarda ou iogurte.
  3. Com o saco de pasteleiro preencha os buracos do ovo com o creme.
  4. Polvilhe com paprika e cebolinho.



A ceia de Natal também me calhou a mim...para fugir ao tradicional bacalhau com batatas...fiz...bacalhau com batatas!! Mas em bom! Eu adoro bacalhau...mas vamos admitir...bacalhau cozido com batatas cozidas...é assim..."desconchavado" (esta palavra não deve existir..mas eu gosto dela..é fofinha!)
As batatas cozidas deram lugar a um puré cremoso (da Sogra) e o bacalhau cozido a um bacalhau no forno com crosta de broa com pózinhos de perlim-pim-pim :)

Bacalhau no Forno e Crosta Mágica:

- Bacalhau sem espinhas e pele, cortado em cubos

Para a crosta:

  1. Triturar 1 broa de milho, 1 molho de coentros, 1 molho de mangericão, 50g de Grana Padano, 5 alhos (sem o veio) com 1 fio de azeite.
Num tabuleiro, deitar um fio de azeite e dispor as postas de bacalhau e cobrir com o preparado de broa. Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus, até o bacalhau estar cozinhado e a crosta crocante.


As couves cozidas surgiram em forma de espinafres Baby salteados em azeite e alho com amêndoas torradas. Até quem não gostava de espinafres teceu elogios a este petisco!


As vozes mais sépticas surgiram logo a dizer que o que lhes foi apresentado não dava para a "cova de um dente"...mas no final...gostaram e ficaram satisfeitos! Não interessa a quantidade..mas a qualidade! ;)

Seguiu-se o mais que esperado "abrir de presentes"...e houve para todos...até para a gata...fazendo-me relembrar os meus tempos de infância em que uma das minhas tias chegava a nossa casa com um saco enorme cheio de presentes! 

A minha filha teve direito a um monte de coisas...que ficaram amontoadas...porque adorou o livro de pintar e os lápis de cera e não ligou a mais nada...minto! E ao gorro em forma de coelho...portanto..enquanto a prima e os adultos se divertiam a abrir prendas...ela estava sentadinha de gorro na cabeça a pintar o Bugs Bunny.




Sem comentários:

Enviar um comentário