quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Cheesecake Estilo Americano

Uma das melhores partes de vir de férias é juntar os amigos...e essa é a minha função! Se não fosse eu, esta gente toda não se juntava assim! Eu sou a cola... 
Meti a piolhita na cama a fazer a sestinha da tarde e fui para a cozinha tratar do lanche!


Depois de fazer o meu bolo de iogurte, aventurei-me a fazer pela primeira vez um cheesecake americano.

Estes vão ao forno...e têm personalidade...muita...personalidade...(devem ser gajas...de certeza!)


Para primeira vez, não acho que me tenha saído muuuuuito mal... Abriu (coisa que nunca deveria acontecer) e não estava totalmente cozido após 1 hora...
Para não abrir, li que se deve colocar uma travessa de água no forno, para manter a crosta húmida e não rachar.
Para o mal cozido, terei de o deixar mais tempo e a menor temperatura. Mas pode ser deste forno...tenho de repetir a experiência noutro forno.


"O sabor está lá" disse a única pessoa, no meio 9 alminhas, que já tinha provado este tipo de cheesecake. Nunca pior! :)


A receita original é do Henrique Sá Pessoa.

Cheesecake NY Style:


Para a Base:
  1. Triturar 15 bolachas de água e sal - Bimby: 15 seg/vel 4 e juntar 60g de manteiga derretida - Bimby: 15 seg/vel 4
  2. Forrar uma forma redonda untada, pressionando.
  3. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 min.
  4. Deixar arrefecer.
Para o recheio:

  1. Bater 6 claras em castelo. Quando já estiverem no ponto, juntar 25g de açúcar. Reservar. (Eu não faço este passo na Bimby).
  2. Bater 500g de queijo-creme com 125g de açúcar até ficar cremoso. - Bimby: borboleta/1 min/vel 4.
  3. Adicionar, sem parar de mexer, 1 colher de café de extrato de baunilha e raspa de 1 limão. Juntar, agora, 6 gemas de ovo, uma a uma e 200g de natas. - Bimby: 2 min/vel 4, juntar os ingredientes pelo bucal.
  4. Depois do creme bem misturado, envolva 50g de farinha até obter um creme sem grumos. - Bimby: 30 seg/vel 4
  5. Adicionar as claras em castelo e envolver cuidadosamente utilizando a espátula.
  6. Verter o preparado na base e cozer a 180º cerca de 1 hora.
  7. Quando acabar o tempo, abra a porta do forno ligeiramente e deixe o cheesecake arrefecer completamente e lentamente lá dentro.



Quais os pontos positivos a retirar desta experiência??
- Ficou bonito (apesar de rachado);
- Consegui desenforma-lo;
- Mesmo não estando perfeito...comeram e repetiram.

Mas sabem como ele é mesmo bom?? No dia seguinte! Pernoitando no frigorífico ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário