sábado, 18 de fevereiro de 2017

Pudim de Chia e Chocolate

Finalmente, o oitavo dente da miúda já cá está fora!! Estávamos a ver que não...mas é desta...Agora percebemos o porquê de umas noites mal dormidas que houveram por aqui...e a mania de andar a meter tudo na boca... Ela está neste momento a brincar com um lápis de cera...e tem aquela cara e boca toda vermelha! Toda!! "Maria, estás a fazer asneiras??" - "Não!" diz ela com cara de anjo... O bom disto é que já não é um filme para a lavar...agora é um filme para a tirar da água.

Hoje estivemos as duas na cozinha de manhã e fizemos uma sobremesa saudável para o almoço..que foi sopinha...sim..o pai franziu o nariz quando soube...

É rápida e fácil...só juntar os ingredientes...para miúdos e graúdos...sem açúcar...sem leite...e se usarmos chocolate veggie...perfeito para vegetarianos...



Pudim de Chia e Chocolate:

(Medida de 1 Chávena de 250 ml)

- 1/2 Chávena de Sementes de Chia
- 2 Chávenas de Bebida de Amêndoa
- 2 Colheres de sopa de Chocolate em Pó
- 1/4 Chávena de Xarope de Agave
- 1 Colher de sopa de Manteiga de Amendoim
- 1/3 de Chávena de Cacau
- 1 Colher de chá de Extrato de Baunilha
- 1 Pitada de Sal

  1. Triturar tudo - Bimby: 10 seg/vel 8.
  2. Levar ao frio no mínimo por 10 minutos.


Aguenta no frigorífico por 2 a 3 dias.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Arroz de Míscaros

Eu e o homem cá da casa (o único por enquanto) temos uma "tradição". Quando um de nós vai sozinho às compras, a um centro comercial, tem de trazer ao outro uma prendinha...qualquer coisa...de escovas de dentes a roupa ou a, num ataque de loucura, uma peça de ourivesaria!!! Ainda bem que é raríssimo irmos sozinhos às compras!!

Desta vez, foi um livro...e como verdadeiro "tuga" que ele é, obviamente, foi o Bimby "À Portuguesa com Certeza"... Descobri, através do livro, que o rancho é originário de Viseu... Só podia, né?? Provavelmente a minha comida preferida e eu fui parar a Viseu à quase 7 anos!! Destino, quiçá!

O rapaz adora arroz de míscaros...o da mãe...e venha quem vier, ninguém faz melhor arroz de míscaros que ela...eu fui tentar...e nop...não consegui superar as expectativas dele...mas é um bom arroz de míscaros! É muito difícil competir com cabrito assado no forno...arroz à valenciana...esparguete guisado e arroz de míscaros da sogrinha...muito difícil...

A miúda comeu tudinho...ou não fosse ela doida por arroz e cogumelos... 



Arroz de Míscaros:

- 100g Cebola
- 1 Dente de Alho
- 30g de Azeite
- 600g de Água
- 50g de Vinho Branco
- 50g de Polpa de Tomate
- 200g Arroz Carolino
- 100g de Míscaros ou cogumelos pleurotus laminados
- 1 pitada de sal, pimenta, 1 c. chá de colorau, 1 pitada de piripíri e 1 folha de louro

  1. Picar a cebola, o alho, juntamente com o azeite: Bimby - 5seg /vel 5 e refogar 5 min/varoma/vel 1.
  2. Adicionar água, vinho, tomate, arroz, míscaros, e os temperos e cozinhar durante 8 min/100°/colher inversa/vel colher.
  3. Envolver com a espátula para soltar o arroz do fundo do copo e cozinhar mais 7 min/100°/colher inversa/vel colher.
  4. Retirar e deixar repousar 2 minutos antes de servir.

Este dia foi dia sem carne...portanto foi só o arroz... Coloquem a carne que quiserem...ou comam mesmo assim..que a "xixa" não faz falta nenhuma aqui!


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Bolo de Chocolate na Varoma

Hoje o Marido pôs-me a andar...mas no sentido literal do termo! (Que aqui entre nós, que ninguém nos ouve, já não pode viver sem a minha pessoa! ah ah ah - estou a imaginar a cara dele a ler isto).

Eu sou uma pessoa malandra...e não tenho vergonha nenhuma nesse meu defeito...sou a típica pessoa que já chegou a fazer a inscrição de meio ano no ginásio e apareceu lá 5 vezes...sendo que aqui tudo é caro...cada ida ficou-me num preço exorbitante... Mandarem-me correr é matarem-me...a única maneira de me verem correr é atrás da minha pequenitas...ou para apanhar o autocarro... Mas hoje, ele lembrou-se que eu tinha de ir andar...a ver se o miúdo sai do forno por via da gravidade...e lá fomos...à entrada do prédio já ia a bufar...mas ele não me deixou voltar para trás... É que o raio do homem foi chato hoje! Ele foi andar...agachamentos...e mais uns quantos exercícios...Eu bem que disse ao bebé para ele ver se nascia que aquilo tudo já me estava a cansar! Mas ele não me quis ouvir...e pronto...lá tive que fazer tudo o que o PT mandou...resultado...2 revistas compradas a meio do caminho e uma dor na anca que estou aqui que nem posso... (estou velha e pronto).

Portanto..hoje mereço um doce! E que doce! Um bolo húmido...que se desfaz na boca...e que se fez na Varoma da Bimby, enquanto se preparava a sopinha para o jantar (não, não ficou com os cheiros da sopa ;) )

Em 30 minutos, fiz o jantar e a sobremesa...


Este bolo é feito no tabuleiro da varoma...por isso, o seu aspecto achatado, mais a fugir para uma tarte... Não é possível fazer o teste do palito, pois irá sempre sair molhado...Depois de arrefecer, fica mais consistente...não se assustem se ele não parecer cozinhado...Mas é preciso relembrar que é um bolo húmido! E já que estamos a relembrar coisas...e bom...muito bom!!


Bolo de Chocolate na Varoma:

- 150g de Amêndoas
- 150g de Chocolate 50% Cacau, em pedaços
- 150g de Manteiga aos pedaços
- 150g de Açúcar
- 1,5 c. de chá de fermento
- 3 Ovos
- 500g de Água
- Açúcar em pó para polvilhar

  1. Preparar o tabuleiro da varoma com papel vegetal (cortar em forma oval, do tamanho do tabuleiro).
  2. Triturar as amêndoas e reservar: Bimby - 7 seg/vel 8.
  3. Triturar o chocolate: Bimby - 10 seg/vel 8. Raspar as paredes do copo.
  4. Juntar a manteiga e derreter com o chocolate: Bimby - 5 min/50°/vel 3.
  5. Adicionar as amêndoas trituradas, açúcar, fermento e ovos e envolver: Bimby - 30 seg/vel 4.
  6. Verter a massa para o tabuleiro. Adicionar a água ao copo lavado, fechar a Bimby e colocar a varoma. Cozinhar por 30 min/varoma/vel 3.
  7. Passado esse tempo, retirar a tampa da varoma e deixar o bolo arrefecer totalmente no tabuleiro antes de desenformar.



Polvilhar com açúcar e servir com uma bola de gelado de baunilha :) E repetir...repetir...repetir... já disse repetir?

Até a piolha teve direito a uma colher..mas só uma!


Já fui deitar a miúda...e já repeti :p Tenho de acumular energias para amanhã...que ele já me disse que era para repetir a dose de caminhada de hoje!! Já estou cansada só de pensar!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Hash Eggs

Está quase quase quase!!! Está quase a sermos 5 cá em casa (sim, a Bekas também conta como membro da família)... E temos que caprichar nos almoços super hiper rápidos...porque depois tem de ser assim...já me vou lembrar outra vez o que é comer tudo frio..ou só com uma mão...ou não comer... Mães sabem do que falo!
Tenho de aproveitar o investimento que fiz em robots de cozinha...e hoje faz-se desta! Tudo lá..sem tachos..cheiros a óleos...e com a ajuda da minha pequenita :)

Num "instante" temos um prato que poderia ser menos saudável se o tivesse feito com óleo abundante...

A receita veio numa revista que para aqui tenho amontoada...e correu muito bem ;)


Hash Eggs:

- Batatas para fritar
- 400g de Lombo de Novilho ou qualquer carne que tenha ;)
- 1 Cebola picada
- 1 Pimento (eu usei meio verde e meio amarelo) cortado em cubos
- Ovos
- Azeite
- Sal, pimenta, alho em pó e salsa picada

  1. Cortar as batatas com pele em cubos. Fazer o mesmo com o novilho. Temperar os dois com alho em pó, sal e pimenta.
  2. Fritar as batatas e reservar: Actifry - Cuba, 40 minutos com 1 colher de sopa de óleo.
  3. Refogar a cebola com um fio de azeite: Actifry - Cuba, 1 min.
  4. Adicionar a carne, envolver e cozinhar durante 2 minutos: Actifry - 2 min.
  5. Acrescentar o pimento, retificar os temperos e deixar fritar mais 3 minutos: Actifry - 3 min.
  6. Transferir tudo para um prato de ir ao forno, envolvendo com as batatas. Salpicar com salsa e deitar por cima os ovos.
  7. Levar ao forno pré-aquecido, a 180°, por 10 minutos.


Bons almoços ou jantares! ;)



domingo, 5 de fevereiro de 2017

Creme de chocolate, iogurte grego e morangos

O miúdo está quase a sair do forno...e é verdade...cada gravidez é diferente...a da M, foi apenas à 19 meses atrás e eu não faço ideia como reagir às coisas novas desta...penso sempre...É HOJE!! toca a fechar as malas, ligar à ama e esperar que as dores, sejam elas quais forem, comecem a ficar mais perto...Ontem teve quase...quaseeeee...não jogasse o Sporting e quase que aposto que o miúdo nascia...O Pai teve uma conversa importante com a minha barriga...para fazer o que quiser...mas só depois do Porto-Sporting...e foram 2h com dores (daquelas que pensamos que são muito fortes...ah ah ah...dores iniciais...o que é isso...quando começar a doer a sério é que é)...mas apenas 2h...o Pai viu o jogo..e a mãe dormiu...e pronto...foi mais um "secalhar é hoje"...portanto, hoje foi dia de adiantar umas coisas para o blog.

Partilho convosco hoje uma receita do blog "Modern Taste". O original é com mirtilos...eu não tinha as quantidades necessárias...portanto usei morangos congelados. No final, a apresentação não éééééé como a que eles apresentam...mas olha...é bom, é o que interessa! :)

Podemos dizer que isto pode ser considerada uma receita quase a raspar o saudável... Afinal só são 4 colheres de sopa de açúcar :p vá..ok...e chocolate..eu disse que era a raspar!

Uma sobremesa composta por duas camadas...Uma gelatinosa de morangos e iogurte grego e uma segunda de chocolate e queijo-creme!
Isto ficou tão bom, que o Pai não deixou a coisa solidificar como deve de ser...ou então, eram desejos...


Creme de Chocolate, Iogurte e Morangos:


Camada de Morangos

- 300g de Morangos (usei congelados)
- 250g de Iogurte grego
- 2 c. de sopa de Açúcar
- 1 c. de sopa de gelatina em pó

  1. Triturar um pouco os morangos: Bimby - 30 seg/vel 9.
  2. Misturar os morangos, iogurte e açúcar: Bimby - 30seg/vel 4.
  3. Dissolver a gelatina num pouco de água quente e misturar bem.
  4. Juntar a gelatina aos morangos e bater muito bem até ficar homogéneo: Bimby - 1 min/vel 4.
  5. Dividir por copos de sobremesa, ocupando 3/4 do copo.
  6. Levar ao frigorífico até estarem completamente solidificados.

Camada de Chocolate

- 100g de Chocolate
- 125g de Queijo-Creme
- 1 c. de sopa de Manteiga
- 2 c. de sopa de Açúcar em pó

  1. Triturar o chocolate: Bimby - 7 seg/vel 9.
  2. Derreter o chocolate com a manteiga: Bimby - 2,5 min /50°/vel 1
  3. Misturar o queijo-creme com o açúcar, à parte.
  4. Juntar o queijo ao chocolate e bater bem: Bimby - 1 min/ vel 4 (mexendo a meio para fazer descer os restos da parede do copo)
  5. Colocar o chocolate por cima da camada de morangos já solidificada.
  6. Levar ao frio, no mínimo, por 3h. Servir com frutos vermelhos.


Para topping usa-se o que se tem e o que se gosta...O meu foi este!
Pena é que temos de esperar ainda um bocado para provar! Por isso, vou aproveitar e dar banho à chata que tenho aqui à perna a implorar-me por "ah banho"...
Logo à noite, há sobremesa da boa!! :)
Bem..vou lá que o piolho já me está a rosnar...


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Bollycaos

Uma das melhores memórias que tenho de infância são os Bollycaos...e as pirâmides de chocolate! Adorava voltar a sentir aquele sabor destas duas coisas...o sabor de antigamente...não é o de agora...talvez seja só eu...mas o sabor é diferente... Durante as férias ainda experimentei uma pirâmide de chocolate...mas nada a ver com aquelas que a senhora da pastelaria me guardava, antes de eu ir para a escola...quando a Si-si era Si-si! Algumas pessoas que vão ler este post vão-se lembrar da Si-si como era antes :)
Mas hoje não é de pirâmide de chocolate que vou falar...é de bollycaos...ou vá...parecidos :)



A receita é dos nuestros hermanos da Thermomix...e é uma que eu considero para guardar...são tão fofinhos!! E no dia seguinte (se guardados num saco bem fechado) continuam molinhos! E dão-nos duas experiências...no dia com o chocolate derretido...ou no dia seguinte com o chocolate já endurecido ;)

A receita deu para 10...que já foram...assim...num instante...

Bollycaos:

- 220g de Leite à temperatura ambiente
- 10-15g de Fermento fresco
- 60g de Óleo de girassol
- 2 c. de sopa de Essência de Baunilha
- 500g de Farinha T65 (ou de alto teor em glúten)
- 80g de Açúcar
- 1 c. de chá de Sal
- O seu chocolate preferido cortado em pedaços grosseiros q.b
- Manteiga para pincelar

  1. No copo colocar o leite e o fermento (tendo atenção a não deixar fermento em cima das lâminas) - 4 min, 37°, vel 3.
  2. Adicionar o óleo, baunilha, açúcar, farinha e sal - 10 min, vel espiga. Após este tempo deixar repousar a massa 5 minutos e voltar a amassar mais 5 min, vel espiga.
  3. Deixar repousar 1 hora no copo.
  4. Após este tempo, a massa deverá ter dobrado de tamanho (ter atenção à temperatura da cozinha). Programar 1 min, vel espiga, para retirar o ar.
  5. Retirar a massa do copo e formar uma bola, trabalhando-a, um pouco, com as mãos.
  6. Dividir a massa em 10 porções iguais e formar bolinhas. Deixar repousar 15 min.
  7. Trabalhar as bolinhas até obterem a forma oval e colocar 3 quadrados de chocolate a 1 cm da ponta e enrolar, selando bem as pontas. À medida que se enrola, vai-se esticando a massa e dando a forma de bollycao.
  8. Colocar os pães num tabuleiro deixando 2 cm (e não mais) de distância entre eles. Pincelar com água e tapar com pelicula aderente. Deixar repousar 30 min.
  9. Pré-aquecer o forno a 200°.
  10. Retirar a película, pincelar com água e assar durante 15 min a 180° (não esquecer de baixar a temperatura).
  11. Retirar do forno, pincelar com manteiga e deixar descansar numa rede.



Demoram um bocadinho a fazer...mas valem muito a pena :)